Os programas de pontos são dos maiores diferenciais que os cartões de crédito oferecem. Eles vão desde cashback até descontos em passagens aéreas, ou seja, milhas.
Devido a isso, se você é um apaixonado por viagens, um cartão que possui programa de milhas é uma excelente alternativa como benefício. Com esse programa você recebe descontos na sua passagem ou até mesmo troca os pontos por uma passagem sem custo financeiro algum.
Mas claro, há momentos em que você conseguirá boas promoções com suas milhas e momentos em que você pagará caro pelo mesmo vôo.
Sabendo disso, vem uma dúvida primordial na hora de realizar a troca pela passagem:
Quando é o momento ideal para trocar minhas milhas?
Para entender isso, devemos antes entender como elas funcionam.
Como funcionam?
Acima de tudo, você deve entender que há sempre uma conversão entre o valor gasto por você com seu cartão de crédito e o nº de pontos que isso vale. Esse valor exato depende de cada programa de milhas e da empresa do cartão em si.
Normalmente, esse cálculo é baseado em dólares gastos. O dinheiro que você gastou no cartão é convetido em dólares e, depois, convertido em milhas.
Vamos a um exemplo: Se no cartão TudoAzul do Itaú você ganha 2 pontos a cada dólar gasto e você gastou R$100 (com o dólar valendo R$4). Então você ganhou nessa compra 50 milhas.
Outro fator que é variável são a quantidade de pontos necessário para comprar cada passagem. Isso varia de uma companhia aérea para outra e você deve pesquisar bem para achar a melhor oportunidade.
Acima de tudo, você deve sempre buscar por cartões que já tenham o programa de milhas pois, embora você possa pegar os pontos de outros programas e trocá-los por elas, você perde parte desses pontos nessa transação. Fazendo com que você receba menos pela mesma quantidade gasta no cartão.
Quais cartões oferecem milhas e quais possuem pontos que podem ser trocados em milhas?
Banco do Brasil
Itaúcard TudoAzul
C6 Bank
Santander
Caixa
entre outros
Ao juntar suas milhas no programa e cartão escolhidos, você precisa transferir elas para a companhia aérea desejada. Algumas dessas empresas chamam as milhas apenas de pontos, mas o significado de ambos é o mesmo e seu uso também.
Os programas de milhas mais famosos no país são:
- Smiles (Gol)
- Latam Pass (Latam)
- TudoAzul (Azul)
Afinal: qual é o melhor momento para trocar as milhas?
Primeiramente, é importante que você tenha juntado uma quantidade considerável. Para poder trocar por passagens aéreas são necessárias muitas milhas no seu programa de pontos.
Entretanto, caso você não tenha suficientes para trocar em uma passagem aérea inteira, você pode trocá-las em descontos nas passagens.
Acima de tudo, você deve se atentar também à validade das . Elas tem um período máximo em que podem ser trocadas e depois que esse período passa, elas passam a valer nada. Alguns programas permitem que você reative esses pontos após seu vencimento, mas você teria de pagar para tal serviço, claro.
Mais importante, sempre busque trocá-las fora da época de alta temporada. Essas são as épocas em que os voos estão mais caros e há muitas pessoas querendo viajar. Logo, seus pontos valerão pouco se comparados à baixa temporada, que é quando as empresas aéreas fazem promoções e criam ofertas-relâmpago que valem muito a pena.